Urban95

Contexto do projeto:

A Política Municipal para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância na Cidade de São Paulo (São Paulo Carinhosa) firmou parceria  com o Instituto Brasiliana e a Fundação Bernard van Ler, para lançar em São Paulo o projeto SP95, que estimula líderes de grandes cidades, urbanistas, arquitetos,  engenheiros e demais especialistas a pensar projetos para a transformação da cidade a partir da altura de 95 cm – a altura média de uma criança de  três anos de idade e saudável.

A pergunta chave do projeto é: se você tivesse essa altura de 95 centímetros, o que faria de diferente na cidade? O programa SP95 estimula esse conceito e tem como ponto de partida a experiência prática de uma intervenção no Glicério, conduzida pela Prefeitura de São Paulo, em área de cortiços. A partir das sugestões das crianças de um cortiço piloto, foram criadas várias linhas de cuidados para as famílias e houve um intenso trabalho de secretarias para melhorar a região. A parceria chega nesta segunda fase, após um ano e meio de intervenção, com os seguintes objetivos:

 

  • 1) Avaliar os resultados apresentados  no modelo de intervenção conduzido pela São Paulo Carinhosa  e seus parceiros
  • 2) Estudar a viabilidade de expansão de sua cobertura às áreas de cortiços na cidade de São Paulo ou  em municípios com contextos semelhantes
  • 3) Estudar a forma de dar escala ao modelo de intervenção, transformando-a num modelo de intervenção
  • Comunicar o SP95 como um projeto integrante de um movimento mundial e inspiracional